Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Saiba o que é indústria 4.0

A indústria 4.0 engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A mudança é nomeada de 4.0 por ser considerada a quarta grande revolução da indústria. Veja o que caracteriza cada uma delas:

1ª Revolução Industrial (1780) – Aprimoramento das máquinas a vapor, criação do tear mecânico.

2ª Revolução Industrial (1870)
– Utilização do aço, da energia elétrica, motores elétricos e dos combustíveis derivados do petróleo.

3ª Revolução Industrial (1970) – Avanço da eletrônica, sistemas computadorizados e robóticos para manufatura.

4ª Revolução industrial (anos 2000) – Sistemas cyber-físicos, aplicação da internet das coisas e processos de manufatura descentralizados.

 

OS TIPOS DE INDÚSTRIA

As indústrias podem ser de vários tipos. A denominação mais comum é a de indústria manufatora, que modifica os produtos naturais por meio de trabalho manufatureiro ou mecânico. As indústrias de base são aquelas que servem de base para outras indústrias, fornecendo matéria-prima e máquinas. Já as indústrias de ponta são responsáveis pela montagem final de um conjunto de peças provenientes de outras indústrias.

Alguns setores da produção industrial são voltados para a extração de produtos da terra ou do mar: são as indústrias extrativas. Aqueles voltados para a exploração das jazidas, minas, pedreiras, afloramentos fazem parte da indústria mineral. Quando se explora o campo e outros produtos da terra, fala-se então da indústria agropecuária.

 

CATEGORIAS

Indústrias de bens de produção ou de base – São indústrias que transformam a matéria-prima bruta em matéria-prima para outras indústrias como, por exemplo, as siderúrgicas, que transformam o minério de ferro em aço, que, por sua vez, é utilizado em diversas indústrias.

Indústrias de bens de capital ou bens intermediários – São indústrias que produzem máquinas, ferramentas e instrumentos para outras indústrias.

Indústrias de bens de consumo – São aquelas que produzem produtos para o consumo final da população. Os bens de consumos são divididos em duráveis (indústrias de alimentos, vestuário, bebidas, impressos) e Não-duráveis (indústrias de eletrodomésticos, móveis, automóveis, informática).

 

Fonte: ANotícia