Automação Industrial em EAD tem nova turma em Campina Grande

20161123_202223O Curso de Automação Industrial do SENAI (Modalidade Educação a Distância – EAD) ministrado no CFP Stenio Lopes, em Campina Grande, iniciou as atividades de mais uma turma. Com esta já são cinco turmas formadas, sendo quatro de Nível Técnico (Eletroeletrônica, Redes Computadores e duas de Automação), além da Qualificação Profissional – Supervisão Inovadora.

O curso Automação Industrial em EAD, iniciado no dia 23 último, possui carga horária de 1.360 h/aula, sendo 272 horas de encontros presenciais e 1.088 horas em Plataforma online. Os encontros ocorrem no turno da noite e têm por finalidade avaliar os alunos quanto aos conteúdos e as atividades estudadas no ambiente virtual. O curso prepara profissionais para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, programar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas.

O mecânico de termoelétrica, Janair da Silva, aluno EAD explica porque preferiu a modalidade. “Por trabalharmos por turnos, nossos horários nem sempre nos permitem frequentar um curso em tempo integral. Por isso a modalidade EAD representa para nós uma grande oportunidade de formação profissional”, afirma. Já para a aluna Patrícia Nepomuceno – Técnica em Segurança do Trabalho, a escolha do curso EAD em Automação Industrial teve base no desejo de alinhar conhecimentos a rotinas trabalhistas na empresa, “Como já atuo no setor de mecânica na empresa onde estou contratada, busco também compreender melhor as ações desenvolvidas pelos demais funcionários. Esse conhecimento me permitirá avaliar melhor e evitar maiores riscos de acidentes durante o trabalho”, destacou.

Os egressos dos cursos EAD do SENAI têm por garantida certificação reconhecida nacionalmente, valorização profissional no mercado de trabalho, flexibilidade de horário para estudar, monitoria contínua, aprendizagem virtual intuitiva, material didático exclusivo com conteúdos de excelência, apoio de professores especialistas, momentos presenciais para a prática profissional e excelente estrutura física.

Os pré-requisitos para participar dos cursos EAD, além de ter acesso à internet, são: ter idade entre 16 e 18 anos possuir ensino médio completo ou estar cursando e ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, assim como também das aulas práticas em laboratório ou por meio de visitas técnicas.

Informações adicionais, ligue (83) 2101-5379 ou acesse senaiead.fiepb.org.br

Colaboração texto/foto: Gilbran Kalil

Novos Cursos EAD do SENAI Paraíba começam este mês

 

ead2A partir deste mês de setembro, o SENAI/PB estará oferecendo 64 novos cursos sendo 14 técnicos, e 50 cursos de qualificação, a exemplo de menor impacto na rotina de trabalho, aumento nos índices de competitividade, além de cursos customizados.

Também este mês a partir do dia 12, o SENAI estará oferecendo, apenas em Campina Grande, os seguintes cursos EAD: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Redes de Computadores. Para estes cursos, em Campina Grande, as aulas serão ministradas por meio da Unidade CEP Stenio Lopes.

Com carga horária de 1.200 horas/aula, sendo 240 presenciais e 960 a distância, o curso Técnico em Automação Industrial  tem por objetivo habilitar profissionais com competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas. O curso será ministrado nos expedientes da manhã e tarde.

Também com carga horária de 1.200h/aula, sendo 240 presenciais e 960 a distância, o curso técnico de Eletroeletrônica tem por objetivo desenvolver, instalar e manter sistemas eletroeletrônicos de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho. O curso será ministrado nos expedientes da manhã e tarde.

Já o curso Técnico em Redes de Computadores, também possui 1.200 horas/aula, sendo 240 presenciais e 960 a distância e tem por objetivo habilitar profissionais para programar e manter infraestrutura, equipamentos de acesso, sistemas operacionais e serviços de redes, aplicando normas segurança de rede e padrões técnicos, de acordo com normas de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental. O curso será ministrado nos expedientes da manhã e tarde.

Os mesmos cursos serão, em breve, ministrados também em João Pessoa, por meio da Unidade CEP Odilon Ribeiro Coutinho. Informações pelos fones: (83) 3182-3700 – Campina Grande e (83) 3044-6611, em João Pessoa.

Primeira Chamada – Programa SENAI de Capacitação Docente/PB

Veja listagem dos selecionados no Edital SENAI UNIEP 1/2016 – Cursos EAD

PSCD – Programa SENAI de Capacitação Docente/PB.

CANDIDATOS SELECIONADOS – EDITAL UNIEP – SENAI 1a chamada[errata]

Campanha do SENAI oferece desconto de 30% em cursos técnicos

senai amigo imagem matériaDiante de um mundo globalizado e um mercado exigente e competitivo, a indústria busca profissionais qualificados e com ampla bagagem de conhecimento e formação técnica. É neste cenário que a Educação Profissional do SENAI surge como uma das grandes referências em cursos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Pensando em ampliar as chances dos profissionais terem acesso ao ensino profissional de qualidade, o SENAI lançou uma campanha promocional com a oferta de mais de 100 cursos técnicos em todo Estado da Paraíba.

A Campanha “SENAI Amigo” foi lançada neste mês de julho, quando se comemora o Dia da Amizade. Para desfrutar dos benefícios da campanha, os jovens aspirantes ao mercado de trabalho ou profissional em busca de qualificação, devem levar um amigo que também esteja interessado em fazer um curso do SENAI e no ato da matrícula os dois ganharão 30% de desconto no valor do curso.

Desta forma, o SENAI espera elevar o número de matrículas nos cursos técnicos ofertados pela instituição e assim contribuir para o aumento de mão de obra qualificada para a indústria, com a garantia da excelência da Educação Profissional desenvolvida pela instituição.

Desde que foi criado, o SENAI tem a preocupação de aprimorar os cursos, ampliar o leque de oferta e garantir um certificado de excelência para os alunos, uma vez que a educação é um dos alicerces principais do desenvolvimento.

A campanha se estenderá até o dia 20 de agosto. Os interessados podem entrar em contato com as unidades do SENAI no Estado para maiores informações ou esclarecer dúvidas sobre a campanha. Informações gerais sobre a campanha pelo telefone (83) 2101-5379.

Sem fronteiras: SENAI oferece Cursos à Distância

shutterstock_375473107Para quem deseja especializar-se em determinada área de atuação e conquistar boas oportunidades de emprego, mas não dispõe de muito tempo para se capacitar, o SENAI Paraíba oferta excelentes opções de estudo: trata-se do Ensino à Distância – EAD.

O SENAI Paraíba oferece mais de 50 cursos EAD em 7 Áreas Tecnológicas. Os cursos ofertados são para as modalidades Qualificação e Cursos Técnicos.

Na modalidade Qualificação, existem cursos ofertados para as áreas tecnológicas de Couro e Calçados, Infraestrutura, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Materiais, Automotiva e Gestão, com carga horária de 160 a 300 horas.

Já na modalidade Cursos Técnicos, os cursos oferecidos são para Técnico em Automação Industrial, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Calçados, Técnico em Edificações, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Segurança do Trabalho. A carga horária dos cursos técnicos varia de 800 a 1.300 horas.

Dentre as vantagens de realizar um curso à distância pelo SENAI PB estão: certificação reconhecida nacionalmente, valorização profissional no mercado de trabalho, flexibilidade de horário para estudar, monitoria contínua, aprendizagem virtual intuitiva, material didático exclusivo com conteúdos de excelência, apoio de professores especialistas, momentos presenciais para a prática profissional e excelente estrutura física.

Todos os cursos EAD do SENAI possuem 20% de carga horária presencial, ou seja, encontros presenciais semanais para o desenvolvimento da Prática Profissional. As aulas presenciais acontecem na Unidade do SENAI responsável por cada curso. São elas:

  • Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI: Av. Assis Chateaubriand, 4585 – Distrito Industrial. Contato: (83) 3182-0221
  • Centro de Ações Móveis – CAM: Av. Assis Chateaubriand, 4585 – Distrito Industrial. Contato: (83) 3182-0221
  • Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco – CTCC: Rua Luiz Motta, 200 – Bodocongó. Contato: (83) 3182-5510;
  • Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes – CEPSL: Rua D. Pedro II, 788 – Prata. Contato: (83) 3182-3707;
  • Centro de Tecnologia da Moda – CTMODA: Av. Assis Chateaubriand, 4585 – Distrito Industrial. Contato: (83) 3182-0229;
  • Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho – ORC: Av. das Indústrias – Distrito Industrial de João Pessoa. Contato: (83) 3044-6601;
  • Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal – JWLL: Rua Senador Humberto Coutinho de Lucena Bairro SESI, 133. Contato: (83) 2108-8708.

 

Informações adicionais sobre os cursos, Unidades do SENAI e inscrições podem ser obtidas no www.senaiead.fiepb.org.br ou através do telefone: (83)2101-5379.

 

6 motivos para você fazer um curso de educação a distância do SENAI

Estudar pela internet pode ser mais prático para você que não tem muito tempo disponível. O SENAI oferece mais de 300 cursos de EAD em 20 áreas tecnológicas. Conheça algumas razões para optar por essa modalidade.

1. Tecnologia e recursos didáticos
Você passa a dominar a tecnologia da indústria estudando com livros didáticos especialmente elaborados para o ensino a distância, além do material online, com conteúdos atualizados e direcionados para você que quer se preparar para ingressar no setor produtivo. O aprendizado é feito com simuladores, vídeos, animações e aplicativos digitais. No mundo virtual são apresentados desafios semelhantes aos que você irá encontrar no dia a dia do trabalho.

2. Tutoria e acompanhamento
Os cursos a distância preparam você para trabalhar na indústria com profissionais experientes que entendem bem do assunto. Eles foram selecionados e capacitados para atuar como tutores e são especialistas nas áreas tecnológicas. Durante o processo de aprendizagem, você pode acioná-los para dar suporte no uso do ambiente virtual. Todo o trabalho desses profissionais é supervisionado por coordenadores técnicos e pedagógicos do SENAI.

3. Práticas presenciais
Você fará atividades práticas importantes para sua formação como profissional da indústria nos laboratórios e oficinas dos polos de educação a distância do SENAI. No mínimo 20% da carga horária dos cursos técnicos e dos cursos de qualificação a distância são presenciais. Uma vez por semana você se reunirá com colegas de turma para realizar atividades práticas com equipamentos e máquinas, fazer avaliações e outras dinâmicas necessárias ao desenvolvimento das capacidades técnicas do seu curso.

4. Mercado de trabalho
Os cursos a distância do SENAI preparam você para o mercado de trabalho. Comitês formados por representantes das empresas e especialistas de cada área tecnológica identificam as reais necessidades do setor produtivo. É feito um levantamento da carência de mão de obra qualificada nas empresas no momento e quais são as perspectivas para os próximos anos. Também são definidos os currículos, com conhecimentos e capacidades para serem trabalhados nas oficinas, nos laboratórios, nas salas de aula e no ambiente virtual de aprendizagem. Essa é a mesma metodologia utilizada nos cursos presenciais, garantindo que os cursos a distância do SENAI impulsionem a sua carreira.

5. Flexibilidade
O aluno tem a autonomia de gerenciar o próprio tempo fazendo cursos a distância do SENAI. A vivência de estudar pela internet vai ajudar você a organizar seus horários. Além disso, poderá dedicar mais tempo para ler os livros e realizar as atividades no ambiente virtual de aprendizagem. O perfil de autonomia para alcançar objetivos bem definidos, que é desenvolvido durante o curso a distância, é muito valorizado durante os processos seletivos de emprego e essencial para quem optar por uma carreira empreendedora. Os cursos de qualificação têm duração de quatro meses e, os técnicos, de até dois anos.

6. Economia
O tempo é tão valioso que deve ser usado para fazer as coisas mais importantes. Troque as horas por semana que você gastaria no trânsito para ir muitas vezes à sala de aula por mais tempo estudando nos cursos a distância do SENAI. A economia que você tem com menos deslocamentos permite conciliar o curso a distância com o trabalho e com outros estudos. Você estará em contato com os colegas e com os professores por meio do ambiente virtual de aprendizagem sem precisar se deslocar para a escola todos os dias. Terá também um encontro presencial por semana para realizar atividades práticas em laboratórios e oficinas com a melhor infraestrutura tecnológica e para as avaliações.

Por Agências de Notícias CNI.

 

DIVULGAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO SENAI–PB

A equipe do Núcleo de Educação a Distância do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado Albano Franco, visitou no dia 23/09/2015 a Escola Carlota Barreira na cidade de Areia – PB, para divulgar os cursos de EaD (Educação a Distância), nas áreas de iniciação profissional, qualificação profissional e cursos técnicos profissionalizante. Durante a visita, a equipe apresentou os cursos que são voltados aos industriários, jovens que desejam inserção no mercado de trabalho, profissionais que necessitam de atualização, pessoas em busca de profissionalização e empreendedores em geral.
Os alunos dos cursos de EaD que não tiverem computador em casa para realização dos cursos poderão utilizar a infraestrutura da unidade do SENAI mais próxima. Segundo o responsável pela divulgação dos cursos, Mauricio Braga, o objetivo é atender a demandas das indústrias por qualificação profissional, ampliando as possibilidades de preparar profissionais mais capacitados, superando a limitação de horário.

Cursos – Na área de iniciação profissional, já são oferecidos 13 cursos (fundamentos da logística, noções básicas de mecânica automotiva, consumo consciente de energia, educação ambiental, empreendedorismo, logica de programação, legislação trabalhista, segurança do trabalho, metrologia, finanças pessoais, propriedade intelectual, desenho arquitetônico básico e tecnologia da informação e comunicação).

Na área de qualificação profissional serão disponibilizados 7 cursos no setor de couro e calçado (confeccionador de sandálias, confeccionador de bolsas, confeccionador de calçados, corte de calçados, costura de calçados, montagem de calçados e supervisor de produção de calçados), 5 cursos no setor de infraestrutura (eletricista industrial, eletricista instalador residencial, eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, montador de equipamentos eletrônicos e mecânico de usinagem convencional) e 4 cursos no setor de tecnologia da informação (desenhista de produtos gráficos, instalador e reparador de redes de computadores, montador e reparador de computadores e operador de computador).

Já na área de cursos técnicos profissionalizante os alunos poderão optar por 8 cursos (técnico em controle ambiental, técnico em calçados, técnico em automação industrial, técnico em edificações, técnico em eletroeletrônica, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em redes de computadores e técnico em segurança do trabalho).

Os cursos oferecem vantagens como a certificação, flexibilidade para o aluno quanto ao horário e local de estudo, além da possibilidade de interação com profissionais de outras áreas e localidades, acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e atendimento personalizado para esclarecimento de dúvidas.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://senaiead.fiepb.org.br/portalead/

SENAI ABRE SUAS PORTAS PARA APRESENTAR UM MUNDO DE OPORTUNIDADES

Mundo SenaiO Mundo Senai foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro, nas unidades CITI/CAM em Campina Grande/PB onde apresentou a alunos, ex-alunos, empresários e à comunidade, o trabalho que o Senai desenvolve nas diversas áreas da educação profissional, de inovação e serviços técnicos e tecnológicos.

Em todo o Brasil, várias unidades do Senai abriram suas portas para apresentar um mundo de oportunidades e inovações para quem busca formação profissional no setor industrial.

No espaço EAD, coube as colaboradoras Camila Aguiar e Dayane Andrade a missão de oferece os 13 cursos on-line disponíveis e seus benefícios, e também o conhecimento sobre o ambiente virtual.

SENAI OFERECE CURSO DE ELETRICISTA INDUSTRIAL NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Elet_IndistO Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes oferece na modalidade de Educação a Distância (EAD) o curso de Eletricista Industrial que é voltado para manutenção de equipamentos e máquinas industriais qualificando os alunos para garantir a continuidade da produção industrial. O curso é indicado para quem já tem algum tipo de experiência com eletrônica.
“Estou fazendo o curso para me atualizar, pois o mercado está se modernizando e desejo ingressar na área industrial. Com o curso pretendo adquirir conhecimento e me tornar um bom profissional”, disse o aluno do curso Douglas Souza Leite, 37 anos, que trabalha há 10 anos como eletricista residencial.

As indústrias procuram profissionais capacitados pela importância que eles apresentam para o funcionamento da empresa. Os alunos terminam o curso preparados para assumir a manutenção industrial. Com grandes expectativas no curso, Rodrigo Rafael Gonçalves Nogueira, 29 anos, que trabalha como eletricista residencial autônomo deseja ingressar no mercado como eletricista industrial. “Escolhi o curso EAD pela facilidade de conciliar com minha rotina”, disse Rodrigo.

Com uma carga horária de 380 horas e aulas presencias as quartas-feiras, das 07h às 11h, o curso EAD de Eletricista Industrial oferece aos alunos um preparo prático. O campo de trabalho é vasto e absorve o profissional capacitado.

Texto: Mônica Nunes

CONHEÇA OS MITOS E VERDADES SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Educação a Distância (EAD) cresce a cada dia no país e no mundo. Todo ano milhares de novos cursos superiores são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o Censo de Educação Superior 2013, há mais de um milhão de pessoas matriculadas em bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos no país.

Porém, ainda existem algumas dúvidas em relação a esta modalidade de ensino. Pensando nisso, Cruzeiro do Sul Educacional, que possui mais de 100 polos de EAD em todo o Brasil, divididos entre as Universidades UNIFRAN, UNICID e Cruzeiro do Sul, esclarece quais os mitos e verdades sobre o assunto.

O Diploma de um curso a distância vale menos que o do presencial.
MITO: Não há distinção entre as modalidades, os diplomas possuem o mesmo valor.

Mesmo a distância, você não estuda sozinho.
VERDADE: Você terá um tutor ativo e acompanhamento constante de desempenho, além do contato entre colegas para trabalhos e discussões.

O curso a distância tem menos qualidade.
MITO: A qualidade do curso não está atrelada a sua modalidade. Por isso, é recomendado que opte sempre para algum que tenha autorização do MEC.

É preciso ir à instituição para fazer provas.
VERDADE: Por determinação do MEC, parte das provas precisa ser realizada nos polos de apoio presencial. O local também pode ser utilizado para encontros e aulas práticas.

Estudar a distância é mais fácil.
MITO: Por depender do ritmo do aluno e de sua produtividade, um curso on-line pode exigir até mais disciplinas e estudo que um presencial.

Um curso a distância geralmente é mais em conta que um presencial. VERDADE: Por não depender de infraestrutura e porá tingir um maior número der alunos, o curso EAD custa menos.

“Para um aluno com maior autonomia e maturidade, um curso a distância representa maior flexibilidade podendo estar em qualquer lugar do Brasil e mesmo assim estudar com um curso de qualidade”, conclui o Pró-reitor de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Educacional, Carlos Fernando de Araujo.

Sobre a Cruzeiro do Sul Educacional
A Cruzeiro do Sul Educacional, um dos cinco maiores grupos educacionais do Brasil, reúne instituições de ensino superior academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. É composta pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo), Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo), Universidade de Franca (Franca), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba), Centro Universitário do Distrito Federal (Brasília) e pela Cruzeiro do Sul Educacional Campus Virtual, que agrega os cursos de graduação e pós-graduação a distância das três Universidades credenciadas, em mais de 100 polos em todo o território nacional.